quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

A história da Maquiagem



Se você é amante desse universo de makes e afins, mas sempre se perguntou como surgiu a maquiagem, nesse post eu vim te contar esse babado kkkk.  Senta que lá vem história ... 


Vamos falar sério meninas, quem não gosta de usar primer, base, pó, sombras, máscara de cílios, batom, gloss, e tudo aquilo que sirva para dá uma "enfeitada" a mais no nosso rostinho abençoado por Deus ??!! EU GOSTOOO o/  kkkk 
Sabemos que a maquiagem é um item indispensável no mundo da moda. Mas como surgiu? De onde vem? Quais as primeiras referências? ... Vamos aprender um pouco mais sobre esse universo encantador ? ;) 
Fiz essa pesquisa em váários sites e trouxe um resumo de tudo o que eu aprendi. 

O nome maquiagem ou maquilagem vem do francês MAQUILLER, que significa pintar o rosto. Foram os egípcios os primeiros a trazer a maquiagem para os rituais de beleza e higiene, como os famosos banhos em leite de burra e máscaras de argila de Cleópatra, milênios antes de Cristo. 


Cleópatra
Em seguida, os chineses inventaram o pó-de-arroz, na Idade Média, os japoneses tiveram a ideia de usá-lo para uniformizar o rosto das mulheres, obtendo a aparência extremamente clara, pois se todas estivessem iguais evitaria-se os confrontos e ciumes entre os homens. 
Enquanto isso no Ocidente, a maquiagem era sinônimo de pecado, porque incitava ao sexo. Ou seja, pintar o rosto cabia somente às prostitutas.  

Gueixas

Dizem que o rouge (o famoso blush nos dias atuais) tenha surgido na Grécia, da mistura de pigmento vegetal vermelho com gorduras e era usado para corar as bochechas. 
A maquiagem já foi passível de punição semelhante a da bruxaria.
A maquiagem realmente se popularizou e tomou o mundo no início da década de 1920. 

As divas do cinema nos anos 30 abalavam corações com sobrancelhas beeem fininhas e os olhos esfumados de preto. 


Nos anos 50 a maquiagem volta com toda a força, com lábios realçados, delineador, cílios postiços e sombras em tons neutros. 
É nessa época que a inesquecível diva maravilhosa Marilyn Monroe surge usando maquiagem clara e lábios vermelho intenso, atraindo e intensificando sua feminilidade, enlouquecendo os homens com sua boca vermelha e pele perfeita. 



Já os anos 60 e 70 foram marcados pela liberdade de expressão e pelo exagero. Cores, muitas cores!!




Já nos anos 80 a moda se dividiu, de um lado tinham mulheres extremamente maquiadas e do outro a maquiagem mais clean, mais neutra, o pouco é muito.

Dos anos 90 até os dias atuais a maquiagem só evoluiu. Graças à tecnologia ganhamos produtos específicos para cada tipo de pele, novas cores, efeitos, brilhos etc. 
Hoje em dia a maquiagem é utilizada não somente com o intuito de embelezar a mulher, mas existem profissões que o uso da maquiagem é algo indispensável, como os artistas da TV, teatro, palhaços de circos, entre outros. 

Entre as pesquisas eu descobri que a palavra "cosmético" vem do grego kosmetikós, que quer dizer "o que serve para ornamentar", para decorar, enfeitar. Legal né ? haha
E hoje em dia temos milhares de produtos no mercado, entre eles: primer, base, pó compacto, sombra, delineador, lápis de olho, blush, bronze, máscaras de cílios, batons etc, tudo para nos deixar mais belas :) 

Ainda bem que tudo evolui, trazendo assim novidades sempre para nós, não é meninas ? haha

Eu espero muito que vocês tenham gostado de saber como surgiu esse universo. 


um beijo e até a próxima :*
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário